ANA claudia fattori

Personal & Work Blog

A noite em Cartagena é muito romântica, com bares, restaurantes maravilhosos e muitas baladas, minhas favoritas estão na praça da torre do relógio e o Cafe del Mar, lindo também durante a tarde para ver o pôr do sol e o mar do caribe. 

Como sabia disso, fui para a Ilha do Sol, bem tranquilo e seguro, esperava uma faixa de areia maior, mas como não tinha muita gente, foi perfeito. O passeio geralmente inclui a visita para o Aquarium, muito lindo, água transparente com diversos tipos de peixes, tartarugas, tubarões, arraia e golfinhos. A entrada não é cara (25 mil pesos por pessoa) e por isso vai muita gente, o passeio é estilo linha de produção porque a cada meia hora chegam muitas lanchas, para tirar foto com o golfinho dentro da água é bem caro (50 mil), mas não fiz isso, neste momento estava me sentindo mal por ver os animais presos. Eles parecem ser bem tratados e segundo o guia, já nasceram ali.

Cartagena

Pôr do Sol no Cafe del Mar, maravilhoso e com vista para o mar do Caribe

Durante o dia o clima é quente e úmido, lembra um pouco o Rio, por isso muito protetor, água, roupas leves. Vale a pena um passeio pelo centro histórico, pelas inúmeras lojas de sorvete, praças e igrejas da cidade, o mercado de artesanato conhecido como Bóvedas de la Ciudad Amurallada é um antigo presidio que lembra muito o mercado Modelo de Salvador, inclusive pelas mulheres com trajes típicos. Caminhar pela parte superior da muralha te dá uma visão geral e muito bonita da cidade amuralhada e do oceano, porém o sol é bem forte. Dentro da cidade amuralhada, as casas e mansões com arquitetura antiga são lindas e estão bem conservadas, com balcões repletos de flores e ruas estreitas que te fazem voltar para aquela época. 


O Castillo de San Felipe é outra atração que vale muito a pena visitar, achei o preço um pouco salgado (estudantes e locais tem desconto), recomendo assistir ao filme antes de sair andando para entender o que está vendo. O local é pura história, labirintos, canhões e salas que mostram a história da guerra de 1741 entre Espanhóis e Ingleses, batalha considerada como a maior derrota da história naval inglesa. Neste momento lembramos porque os latinos falam espanhol e não inglês. O castelo também oferece uma ótima vista do centro histórico de Cartagena.


O ponto mais alto fica no Convento La Popa de la Galera, para subir somente de táxi, carro, moto e alguns passeios de Chiva que vão até lá. A entrada não é cara, a igreja em si é bem simples e as peças do museu não estão bem conservadas, o mais impressionante é a vista. É possível ver não somente o lado “bonito” de Cartagena, com o centro histórico, porto e a parte moderna da cidade com edifícios altos, mas também o lado que a TV não mostra e mesmo do alto é possível ter uma ideia da pobreza do local, uma favela ao nível do mar e um grande colégio construído pela fundação Pies Descalzos (Shakira ajuda muito seu país e por isso sou cada vez mais fã dela).

13 de Outubro de 2016

(clique para ampliar e navegar)

Cartagena é um lugar mágico e com certeza vou voltar. Os colombianos dizem que as pessoas com melhores condições financeiras têm casas aí e sempre que um colombiano pensa em praia, pensa em Cartagena. Fiquei somente 4 dias, mas acho que é tempo suficiente pra conhecer o centro histórico e as principais atrações. O legal é se hospedar nessa área pra conhecer quase tudo a pé, inclusive a noite. Além disso, os táxis, diferente de Bogotá, não tem taxímetro e cobram quanto querem, então é bom negociar bastante antes de entrar. Conversando com um taxista, descobri que o rodizio em Cartagena é igual ao de São Paulo. O trânsito parece ser bem pesado.


As praias no continente são bem limpas, porém a areia é escura e por isso a água também. As águas são quentes e não tem ondulação. Uma coisa que não gosto são os vendedores e as massagistas insistentes principalmente com os turistas, se não ignorar eles começam a conversar e insistir, e as mulheres começam a te tocar pra fazer massagem, é bem invasivo. Dizem que o pior lugar é na Playa Blanca.


Se quiser um visual mais bonito, com areias brancas e água azul cristalina, tem que sair do continente e ir para uma das mais de 25 ilhas do arquipélago das Islas del Rosario, a mais conhecida e onde todos os turistas vão é a Playa Blanca. Geralmente oferecem um passeio de um dia inteiro, que você pode conseguir em qualquer agência ou no próprio hotel que estiver. 

(clique para ampliar e navegar)