Personal & Work Blog

Pôr do Sol em Playa Tamarindo (Pacífico)

(clique para ampliar e navegar)

Saindo de San Jose, pegamos a estrada e na primeira ponte encontramos um monte de crocodilos. Ficamos com medo porque todo lago ou rio vai para o mar.

Nosso primeiro destino foi Playa Hermosa próximo a Jacó, essa é a praia mais próxima do aeroporto e fica do lado do Pacífico. Nesta praia a areia é negra, as ondas são perfeitas e poucas pessoas surfam por causa da quantidade de pedras.

Depois fomos para o Parque Manuel Antonio, um sonho de lugar, onde pudemos surfar, ver macaquinhos, bicho preguiça e muitos pássaros nessa linda reserva natural. Aí fica aquele hotel que foi construído sobre um avião de verdade.

Fomos então para a viagem de carro mais cansativa, cerca de 8h até Tamarindo no norte Pacífico, nos perdemos porque não tínhamos GPS nem sinal de celular. Nos divertimos também, as estradas tinham muitos caminhões (Transformers), eram bem estreitas e nenhuma iluminação. Mas valeu muito a pena todo o sufoco para chegar, que praia deliciosa, que resort maravilhoso e que ondas perfeitas. Eu ainda estava aprendendo a surfar e mal ficava em pé na prancha, mas também não sabia que este seria o paraíso do surf. Foi a minha primeira grande experiência em cima de uma prancha, sentir aquela emoção de realmente surfar. Confesso que eu quase chorei de alegria.

Em Tamarindo contratamos um tour de todo um dia e conhecemos um pouco mais do norte do país, na Hacienda Guachipelin fizemos escalada, andamos a cavalo, tirolesa, rafting e visitamos uma linda cachoeira, depois fomos para o vulcão Rincón de la Vieja onde fizemos um ritual com o barro vulcânico e depois em águas termais.  

Próximo a Tamarindo há uma praia rustica com vegetação seca e um visual incrível, imperdível para surfistas que buscam com ondas perfeitas e grandes, Playa Avellana. E ao lado desta, outras praias lindas sem muita infraestrutura, mas com ondas e algumas pedras, Playa Grande e Playa Negra.

Em 2014 fiz esta viagem com uma amiga e literalmente conhecemos todo o país em pouco mais de 10 dias.

Nossa viagem foi mais uma dessas obras lindas de Deus, havíamos nos conhecido a pouco mais de duas semanas e tínhamos um sonho em comum: viajar pra Costa Rica. Começamos a planejar a viagem e tudo saiu perfeitamente, conseguimos as datas que queríamos e um ótimo preço.

Como somos apaixonadas por natureza e aventura, decidimos que íamos fazer mais do que uma surf trip, íamos explorar os quatro cantos do país e descobrimos que rico não está somente no nome.

Fomos para a viagem com nossas pranchas, já tínhamos um carro alugado para todo o período, hotel somente para o tempo que íamos ficar na costa do Pacífico e um pouco do dinheiro deles (Colón).

Chegando lá fomos surpreendidas com o carro, a descrição dizia que era um Tucson e pensamos no modelo simples que tínhamos no Brasil, mas na verdade recebemos um ix35 super espaçoso e conseguimos acomodar bem todas as bagagens com as pranchas. Todo o percurso descrito abaixo fizemos somente com um mapa de mão e com as indicações dos locais. 

08 de Junho de 2017

Depois de aproveitar muito o Pacífico, queríamos ir para o Caribe, mas antes paramos no centro do país para visitar o vulcão ativo Poás, a trilha que segue depois do vulcão é muito bonita coberta por árvores e muitos esquilos, um pouco longa e cansativa pela altura, mas vale a pena pra chegar no topo da montanha e ver o Lago dos Botos. É possível ver a sombra branca deles quando vão respirar, são gigantes. No centro do país ficamos em Alajuela, bastante trânsito, muitas lojas e comércio.

Finalmente fomos para o lado do Caribe, em Limón descemos e conhecemos praias lindas e desertas com água azul turquesa, como Punta Cocles, Manzanillo, Punta Uva, Playa Chiquita, Playa Grande, Playa Negra (muitas praias tem o mesmo nome que as do Pacífico) até quase chegar no Panamá. O mar tinha correntezas muito fortes e as ondas estavam fechando, então não conseguimos surfar deste lado. Aproveitamos para fazer slackline, conhecer uma fazendo de borboletas e sapinhos e também presenciar a tranquilidade do povo e o que realmente significa pura vida.

Antes de voltar passamos uma noite no centro e quando estávamos num shopping nos demos conta que os preços na Costa Rica parecem muito altos quando se faz a conversão, mas a verdade é que o salário mínimo aqui também é mais alto, então paga-se mais, mas ganha-se mais também.


Neste link deixei um vídeo bem simples que fiz quando voltamos com todos os nossos momentos e aventuras: Trip Costa Rica 2014 Pura Vida

(clique para ampliar e navegar)

Costa Rica

ANA claudia fattori