Personal & Work Blog

Pôr do Sol na Comuna do metrocable

(clique para ampliar e navegar)

(clique para ampliar e navegar)

Medellín foi eleita a cidade mais inovadora do mundo em 2013, um dos principais motivos foi o metrocable, um teleférico integrado ao metrô para a população das comunas (ou favelas).

O aeroporto internacional de Medellín fica em outra cidade, Rionegro, localizada no alto de uma montanha. Levamos cerca de 45 minutos para descer de carro e chegar até Medellín. Antes de passar pelo pedágio, vimos muitas áreas verdes e grandes mansões, onde os artistas e jogadores de futebol colombianos moram.

Visitamos a cidade em um feriado prolongado de 4 dias em abril de 2017, por isso a cidade estava vazia. Nos hospedamos em um bairro novo, próximo ao metrô e ao Mercado Del Río, um lugar incrível, com muitos restaurantes e até um bar no ultimo piso desse galpão gastronômico.

Alguns passeios legais que ficam próximos de estações do metrô são: Museu de Arte Moderna, Planetário, parque Explora, Jardim Botânico, Plaza Botero, Museu de Antioquia e Parque Arví

O parque Explora e me surpreendeu, são 4 edifícios vermelhos que tem um formato retangular, parecendo livros, cheios de atrações que envolvem ciência para todas as idades, alguns dizem que é somente para crianças, mas nós nos divertimos muito. A entrada custa 25 mil pesos por pessoa e inclui acesso a todas as salas, viveiro, área externa, restaurante e o maior aquário de água doce da américa latina. Um dia é suficiente para a visitar todos os espaços se não estiver muito cheio.

O jardim Botânico tem acesso grátis, é gigante e muito bem cuidado. Os moradores realizam atividades físicas e o ambiente é muito agradável, com lagos, diferentes jardins e até um pequeno borboletário.

A Plaza Botero tem várias esculturas gigantes e lindas do Fernando Botero e logo na frente fica o Museu de Antioquia com arte de diferentes artistas e custa 18 mil pesos para estrangeiros e 12 mil para nacionais.

Medellín

ANA claudia fattori

5 de Abril de 2018

Devido ao clima, Medellín é muito verde e apesar de também estar rodeada de montanhas, o ar é bem puro. Em julho eles tem o festival das flores, com feiras e desfiles, é um dos maiores festivais da Antioquia.

A noite em Medellín é muito agitada, um lugar muito conhecido e badalado é o Parque Lleras, que na verdade é uma pequena praça rodeada de restaurantes e bares. Tem lugar para todos os gostos e também opções mais tranquilas, mais agitadas, mais caras ou mais econômicas. Nas ruas transversais também tem muitas opções. Fomos num restaurante tranquilo com mesas e cadeiras numa área externa que mais parecia um parque, muitas árvores e luzinhas. Depois fomos tomar uns shots diferentes com nomes criativos, o bar é gigante e no fundo tinha uma rumba (balada) externa e piscina de bolinhas (rs).

Outra opção para a noite é visitar o Pueblito Paisa no alto de uma montanha com uma réplica de um típico povoado da Antioquia, igreja, casas, artesanatos e um restaurante de comida típica. Esse passeio também pode ser feito durante o dia, mas eu fiquei impressionada com a beleza da cidade vista do mirante a noite.

Um passeio maravilhoso, que leva um dia inteiro, mas que vale muito a pena é o tour do Peñol Guatapé, uma montanha rodeada por uma lagoa, muito parecida ao morro mais alto do Pão de Açúcar, mas cerca de 170m menor. A entrada custa 20 mil pesos e a subida tem mais de 700 degraus, não pareceu tão pesado porque a altitude é bem menor que em Bogotá e conseguimos subir tudo de uma vez, mas tem uma parada na metade pra quem quiser descansar. A vista de 360º é maravilhosa, descobri que nos anos 70 toda a região da lagoa na verdade era seca, utilizada principalmente para agricultura e criação de gado, mas tudo foi alagado para a construção de um reservatório e atualmente se tornou uma fortaleza turística. Depois de descer fizemos um passeio pela lagoa, conhecemos algumas ilhas e de quase todos os pontos é possível ver a montanha. Almoçamos e fomos conhecer o centro da cidade, acredito que é um dos lugares mais coloridos que eu já vi, muito lindo.

Alguns outros passeios de um dia inteiro que muitos turistas também fazem é o tour de Eje Cafeteiro, ou Zona cafeteira, ou Eixo do Café, para conhecer os processos e as fazendas de onde vem um dos cafés mais caros do mundo; além de conhecer muitas frutas diferentes que só tem nessa região que mistura caribe e montanhas. Outro passeio muito procurado é o da fazenda do Pablo Escobar, a Hacienda Nápoles, que parece que é também um parque aquático; a maioria dos colombianos não conhecem ou não tem vontade de conhecer este lugar, por motivos óbvios, por isso é um lugar mais dos turistas.

Fiquei realmente apaixonada por Medellín e inclusive já pensamos em morar lá depois de Bogotá, principalmente pelo clima e custo de vida. Mas Medellín também tem seus problemas, os principais devido ao seu conhecido passado: pessoas extremamente ricas que estão acostumadas a ter tudo o que querem de forma fácil e sem esforço, as mulheres geralmente se preocupam de forma excessiva com a beleza física e começam a fazer cirurgias plásticas desde cedo. Além disso, eles são muito regionalistas, buscam independência do estado e é muito difícil para pessoas de diferentes regiões da Colômbia entrar no mercado deles ou fechar negócios com os “paisas”.