(clique para ampliar e navegar)

Fomos de ônibus do centro de Santa Marta e levamos cerca de meia hora para chegar em Taganga. Lembre-se que não existe parada de ônibus aqui, você precisa saber a rua em que o ônibus passa e ao dar sinal, ele vem até você numa manobra um tanto arriscada (rs).

Taganga é uma cidadezinha de pescadores, cercada por pequenas montanhas e faz divisa com o parque Tayrona. Na rua da praia há muitas lojinhas que vendem trajes de banho e mascaras de mergulho. Não é uma praia muito bonita para banho, mas muita gente se diverte nessas águas e parece ser bem limpo apesar de cheio de pequenas lanchas que ficam à beira mar. Os passeios saem daí por volta das 10h da manhã nestas lanchas. As principais opções são a Playa Grande, que é a principal praia de banho de Taganga, fica logo após a primeira montanha ao norte com águas mais frias e não tão claras. As outras opções de passeio são em praias dentro do parque Tayrona (Playa Bahia Concha e Playa Cristal), o valor desses passeios é alto devido a taxa de entrada do parque.

Fomos para a Playa Cristal (ou Playa Muerto, como também é conhecida) e não nos arrependemos. Acredito que foi uma das praias mais bonitas que já fui. A vista é maravilhosa, um local isolado com uma imensidão de árvores cobrindo as montanhas que rodeiam esta praia, areia fina e branca, um mar transparente que varia de cor verde a azul turquesa em sua extensão, diversos corais e muitos peixes coloridos, ouriços e estrelas do mar. Este lugar me lembrou muito San Andrés, pois fizemos snorkel na beira da praia e vi muitos peixes, alguns grandes inclusive, que eu somente tinha visto quando fiz o mergulho em alto mar em San Andrés. Existem pequenos restaurantes para almoçar nesta praia, sob a sombra das árvores. O caminho que fizemos em lancha também é lindo, de um lado mar do caribe infinito de cor azul escuro com grandes ondas; do outro, pequenas praias desertas escondidas entre paredes rochosas de vegetação variada com cavernas formadas pelo choque das ondas. Essa pequena viagem te dá uma ideia do tamanho da reserva natural do Tayrona.

Do mercado central de Santa Marta sai um ônibus que te leva a entrada El Zaino, esta é a entrada principal e existem outras 3. O parque abre às 8am e fecha às 5pm. O ingresso deve ser pago diariamente, exceto se você estiver hospedado lá dentro.

Fiquei um pouco desapontada na entrada do parque, pois parecia que a única preocupação dos funcionários era verificar que o ingresso já havia sido pago. O parque é cheio de estrangeiros e valor da entrada é alto (48 mil pesos para estrangeiros e 19 mil pesos para colombianos – valores de junho de 2017). Como compramos tudo online, eles revisaram meu voucher e nada mais, não nos ofereceram um mapa ou explicação, não revisaram nossas mochilas (pois não pode entrar com instrumentos musicais, bebidas alcoólicas, animais ou com muitas bolsas plásticas), não revisaram se tínhamos a vacina da febre amarela e tampouco registraram nossos nomes, não há um controle de que todos que entram saem. Se eu quisesse, estaria lá até hoje e ninguém ia saber.

Depois de ingressar no parque é recomendado pegar a van que leva até o começo da trilha, são cerca de 10 minutos de estrada com muitas árvores e sem praias ou outras coisas interessantes para ver.

No começo da trilha há um mirante e é aí que você começa a ter uma ideia do tanto que vai ter que caminhar neste parque. Ao voltar para a trilha, há uma opção de alugar cavalos para te levar, mas em grande parte do caminho eles vão por uma estrada escondida onde não é possível ver as paisagens e praias. Se for ficar somente um dia, recomendo ir a pé e voltar de cavalo, já que são cerca de 2h caminhando do início da trilha até a praia mais conhecida (Cabo San Juan del Guia) e fique atento porque o parque fecha às 5pm. Devido a humidade, mesmo sem nenhum esforço físico, a pele fica molhada de suor. Por isso é recomendado tomar muita água e aplicar várias vezes um bom repelente durante as trilhas.

A primeira praia é a Cañaveral, onde ficam as luxuosas ecohabs e umas tendas brancas na beira da praia. Neste mar às vezes é permitido entrar, mas somente quando as ondas não estão muito fortes, e neste caso fica um salva-vidas de olho e não deixa os banhistas passarem um determinado ponto.

A trilha é ótima desta praia até a próxima (Arrecifes), existem pontes de madeira, alguns degraus altos, mas geralmente com corrimão, não tem como se perder. Neste caminho há outro mirante e muitas árvores. Fique de olho (e ouvidos atentos) nas diferentes especiais de pássaros e nos macacos-titis que vivem aí, vimos vários.

Ao chegar em Arrecifes, você pode escolher se quer caminhar pela praia de areia fofa e sem sombra ou pela trilha. Não é permitido entrar no mar de Arrecifes, as ondas fortes e as placas informando o número de mortes deixam claro que é melhor seguir caminhando, mas visualmente é uma das mais lindas. Em alguns pontos da trilha o caminho fica difícil, há pequenos riachos, pedras e cheio forte de excremento de cavalo, pois na maior parte deste caminho, eles utilizam a mesma trilha.

A próxima é a Playa La Piscina, ao fundo vemos uma parede de pedras que não deixam as ondas chegar e por isso forma uma grande piscina de água transparente. Foi a nossa praia favorita no Tayrona, antes de conhecer a Playa Cristal.

Seguindo a caminhada, chegamos na Playa Cabo San Juan del Guia, a mais famosa do Tayrona, duas pequenas praias com um mirante no centro. Nós gostamos muito dessa praia, mas nos pareceu muito lotada, talvez pelo início da alta temporada.

Antes de ficar escuro, voltamos para Arrecifes porque tínhamos hospedagem nas cabanas da Aviatur. E nos surpreendemos com o lugar. Com certeza valeu a pena ter uma noite de descanso tão boa em uma cama confortável, com ventilador, água quente e TV, depois de tanto caminhar.

No dia seguinte voltamos para La Piscina para aproveitar o mar, comemos um pão de chocolate delicioso que compramos na Panaderia Bere, uma casinha simples no meio da floresta onde uma senhora faz esses deliciosos pães de diferentes sabores para os turistas do Tayrona. A tarde fizemos nossa caminhada de volta para a entrada do parque.

Não tinha ideia do tamanho e da beleza desta reserva natural até chegar lá e ver com meus próprios olhos. Existe pouca informação disponível, principalmente sobre estadia no parque. A Aviatur oferece duas opções de alojamento: cabanas de dois andares em Arrecifes e ecohabs luxuosas em Cañaveral. O preço é um pouco alto, mas vale a pena pelo conforto e ótimo atendimento oferecido. Também com a Aviatur é possível reservar camping e redes. Depois de muito pesquisar descobri que também existem opções “não oficiais” de alojamentos em cabanas, camping e redes, mas vimos uma delas durante uma caminhada e não recomendamos, de longe não nos pareceu limpo. Esses lugares não tem um site e somente alguns tem páginas no Facebook para fazer reservas (Playa Brava, por exemplo), nesses casos o pagamento é sempre no local e não existe uma garantia de reserva como com a Aviatur.

Quanto a comida, existem muitos restaurantes, os principais são o da Playa Cañaveral, Arrecifes e Cabo San Juan, ótima comida e muitos pratos são para duas pessoas. Além disso, no meio das trilhas encontramos pessoas de fora do parque e moradores da reserva (índios) vendendo frutas, água, água de coco e picolé.

Pôr do Sol em Santa Marta (Centro Histórico)

28 de Junho de 2017

Tayrona

Taganga e Playa Cristal

Do centro histórico de Santa Marta podemos ir caminhando a Marina, ao Porto, a Plaza Parque Simon Bolivar e a Avenida da Praia (conhecido como Paseo). Nesta região encontramos muitas lojinhas de artesanato, hostels e hotéis boutique construídos em antigos casarões. A arquitetura deste lugar é parecida com a de Cartagena. Durante o dia o sol é bem forte, a noite é bem quente também e existem muitas opções de bares e restaurantes. As mesas geralmente ficam do lado de fora dos restaurantes em ruas que são fechadas para carros, onde sempre tem música ao vivo e apresentações. Os principais e mais movimentados locais durante a noite são o Parque de los Novios em frente ao Palácio da Justiça, uma grande casa branca que ocupa todo o quarteirão, e o Callejón del Correo, uma rua somente para pedestres toda iluminada que começa no Parque de los Novios e termina na Plaza Parque Simon Bolivar.

Centro Histórico

(clique para ampliar e navegar)

Personal & Work Blog

Santa Marta

ANA claudia fattori

Santa Marta é a primeira cidade colombiana e a segunda cidade mais antiga da América do Sul. Localizada no norte da Colômbia, há 4 horas de carro de Cartagena, 2h de Barranquilla e 14h de Bogotá ou 1:30h de voo.

O aeroporto fica em outra cidade, tão pequeno que nem parece internacional, mas agora está em reforma e me pareceu bem organizado. Em 25 minutos é possível chegar ao centro de Santa Marta em ônibus ou taxi (não tem Uber).

Comparada com outras cidades como Bogotá e Medellín, existe pouco avanço tecnológico e quase não se vê grandes edifícios.

A recomendação é ficar na região do Rodadero, mais próximo ao aeroporto e da Playa Blanca, ou no centro histórico, localizado mais ao norte, próximo a Taganga e ao parque Tayrona. Foi nessa região que ficamos por 5 dias.