Personal & Work Blog

Pôr do sol na CN Tower

Alguns museus mais conhecidos são Art Gallery, o Hockey Hall of Fame e o dos sapatos (Bata Shoe). Quase todos são pagos e achei o preço um pouco alto, mas parece que domingo é mais econômico.

Subir na CN Tower é uma ótima experiência, um elevador super rápido (menos de 1 minuto) e uma vista de 360o da cidade, custa 38 dólares e tem ainda algumas opções mais radicais como caminhar pela borda da torre. Nessa época do ano, a cidade é toda cinza e marrom, porque as árvores ainda não têm folhas, mas a vista das ilhas do lago Ontario é incrível. Novamente comprando pela internet tem desconto, principalmente se for visitar o aquário que fica do lado. Nós não fomos no Aquário Ripley nem no Zoológico porque não gostamos de ver os animais presos, mas quem vai diz que é bonito.

Por causa do frio não consegui passear nos espaços abertos da Universidade de Toronto e ver de perto os edifícios maravilhosos onde foram filmados O Incrível Hulk, Meninas Malvadas, Legalmente Loira e muitos outros filmes, principalmente por causa da semelhança com os edifícios de Harvard.

Outra programação recomendada para os dias frios é assistir jogos. Assisti a um jogo de Hockey no Ricoh Coliseum, como não eram times profissionais custou somente 6 dólares. E vimos também um jogo de basketball no maravilhoso estádio Air Canada Centre por 80 dólares, fiquei surpreendida com o tamanho daquele lugar; um dos times era o Toronto Raptors, que é o único time fora dos EUA que joga na NBA. Compramos tudo pelo StubHub.

Quanto a restaurantes, como o rapper Drake nasceu em Toronto, o lugar é cheio de restaurantes com o nome dele, alguns realmente são dele. Nós fomos no Drake One Fifty e no Fring’s, esse último foi maravilhoso e não achamos muito caro. O St. Lawrence Market é como uma versão pequena do Mercadão de SP, com muitos restaurantes, lojas de comida, cozinha e lembrancinhas. Uma opção bem econômica no Canadá, que todo mundo conhece e vai para café da manhã, brunch ou almoço são os Tim Hortons.

(clique para ampliar e navegar)

3 de Abril de 2018

Toronto

Um lugar que eu queria muito conhecer era o parque de diversão Canada’s Wonderland, mas só abre no final de abril.

Por último, um passeio muito bonito é Niagara Falls, as cataratas ficam na divisa do Canadá com os EUA e os dois lados tem suas atrações. Nós ficamos somente no lado do Canadá e achamos a vista maravilhosa, deste lado também tem uma torre parecida com a CN Tower e muitos hotéis. Caminhando 15 minutos na direção da roda gigante tem uma rua cheia de atrações para todas as idades (cerca de 12 dólares cada) e mais hotéis. Acredito que muita gente vem passar as férias aí, pois tem muitas coisas pra fazer. No verão tem uma feira de rua e também aquele barco que chega próximo à queda da catarata. A paisagem com neve foi muito surpreendente e dizem que nessa época a água fica com uma cor mais bonita (verde esmeralda). Os guias não recomendam esse passeio no fim de semana, principalmente no verão, por causa da quantidade de gente. Fomos num sábado em baixa temporada e estava bem cheio.

Nosso tour incluía também uma visita por uma vinícola com degustação e história sobre as uvas congeladas; além de um passeio por Niagara-on-the-Lake, achei muito lindo e parecido com Carmel-by-the-Sea na Califórnia, sem construções altas, ruas estreitas e tranquilas. A padaria na rua principal (Niagara Home Bakery) é uma delícia! Compramos uns pães e umas bebidas quentes e fomos apreciar a linda vista do lago. Dizem que os melhores sorvetes tipo italiano estão aí, nós não tomamos porque fazia muito frio, mas vimos muitas sorveterias fofas também na rua principal.

A viagem foi curta, mas valeu muito a pena. Tenho vontade de conhecer Vancouver pelas paisagens e natureza, mas com certeza não no inverno ou final dele.

Prometi ao meu namorado que nunca mais ia reclamar do frio de Bogotá, esses 6oC agora são totalmente suportáveis. No final das contas Toronto serviu de lição pra aprender a valorizar o clima em que vivemos. Juro que não estou sentindo mais aquele frio de antes, já nem uso mais cachecol por aqui (rs).

Eu nunca tive muita vontade de conhecer o Canadá, principalmente fora do verão, mas como meu namorado estava indo pra lá uma semana a trabalho, era o fim de semana do Comicon, eu tinha 3 dias de horas extras, conseguimos as passagens com pontos e o hotel já “estava pago”, resolvi arriscar. Por isso Toronto foi a única cidade do Canadá que conheci.

Acredito que 5 dias é pouco pra conhecer a maior cidade do Canadá, lembrando que a pronuncia em inglês é “TORONO” (sem o segundo T). Eles curtem quando os turistas falam dessa forma. 😊

Importante antes de ir viajar ao Canadá é tirar o visto. Felizmente para os brasileiros o procedimento é 100% online, fica pronto em alguns minutos ou no máximo em um dia e custa 7 dólares. Vale lembrar também que dólar canadense é um pouco mais caro que o americano. Esse é o site do eTA.

A primeira impressão foi maravilhosa, o aeroporto é super organizado e fica meio distante do centro (Downtown). O trajeto de taxi custa em torno de 70 dólares e leva uns 20 minutos, mas o trem (UP Express) leva meia hora e custa somente 14 dólares por pessoa e sai a cada 15 minutos. Pra quem não tem muitas malas e está num grupo pequeno é a melhor opção. O trem é muito confortável, com WiFi, tomadas e USB. Pra chegar até o trem é só seguir as placas de “Train to the City” e não precisa nem sair do aeroporto.

Justamente aí é que estava o problema. Como estava nevando, eu estava achando tudo lindo e não sentia o frio real já que todos os ambientes fechados eram aquecidos. Eu não tinha ideia do que me esperava. Chegando na estação final (Union) sai pra rua e tomei aquele choque. Voltei pra dentro da estação e comecei a vestir mais camadas de roupa.

Fomos no final do inverno, os termômetros indicavam -7oC, mas eu estava congelando mesmo com minhas 2 calças, 5 blusas, luvas, gorro e cachecol. Ventava muito e depois de 15 minutos na rua eu tinha que entrar em alguma loja porque sentia que não podia respirar. Acredito agora que o diagnostico que recebi em Bogotá de “alergia ao frio” estava correto. O engraçado é que eles me contaram que no Canadá as temperaturas variam de -50oC a 40oC durante as estações do ano.

Nos primeiros dois dias e meio tive que passear sozinha, então preferi conhecer lugares fechados fazendo um city tour naquele ônibus vermelho de dois pisos (Hop On Hop Off). A volta completa leva cerca de 2h e o horário é bem organizado. Como quase tudo que você compra pela internet tem desconto, neste site conseguimos um desconto adicional por comprar um tour de um dia para o Niagara Falls, já que não queríamos alugar carro. O passeio de barco está incluído neste pacote também, exceto no inverno. Essa empresa foi bem atenciosa e não tivemos nenhum inconveniente.

Depois do segundo dia percebi que as ruas estavam muito vazias, pensei que por causa do frio todo mundo usava taxi ou ônibus, mas depois descobri o The Path, uma cidade de 30km por baixo das ruas com restaurantes, lojas e bares que conecta hotéis e 10 estações de metrô. Pra não se perder, recomendo fazer download do mapa e ficar atento às placas de indicação. O trajeto por baixo é mais longo que o rua normal, mas no frio ou na neve, vale a pena.

Alguns lugares que conheci foram a Biblioteca (Toronto Public Library), gigante e com uma arquitetura muito linda; justo no dia em que fui tinha um evento onde o livro mais caro custava 4 dólares, comprei 4 livros (rs) por um total de 2 dólares. Como a entrada da biblioteca é livre, identifiquei pelo cheiro forte alguns moradores de rua dormindo nas cadeiras mais escondidas dos diferentes andares, mas é até compreensível tendo em conta o frio absurdo que fazia aquele dia. Conheci também a Casa Loma, onde filmaram X-Men e alguns outros filmes, recomendo ir cedo e reservar pelo menos 3h pra conhecer tudo com calma: áreas externas, porão, passagens secretas, subida nas duas torres e algumas apresentações que acontecem em horários programados; a entrada custa 30 dólares e o guia é pelo mapa, placas e um áudio que eles emprestam, mas não tinha em português. ☹

(clique para ampliar e navegar)