Chegamos no acampamento, jantamos as 18h e vamos dormir agora, 20h da noite. Ta td mudo quebrado e a alegria deste momento foi saber que amanhã vão nos acordar as 6h!! Eeeeee mais 1h de sono. Hoje pedi pra Daniela dormir com a outra moça que estava sozinha a noite passada pq com certeza eu vou roncar muito...to nem aí rsrs
Conclusão: a neve é linda demais!! Vista de dentro de uma casa bonita com a lareira ligada e um copo de chá quente na mão!

Chegamos no topo de Salkantay antes do almoço, estava ventando muito forte e nevando demais...eu não conseguia sentir os dedos dos pés e das mãos, teve um momento de angústia e dor física tão grande que esqueci como se falava uma frase em inglês e espanhol e não podia perguntar pra ninguém...mas quando vi a placa nos indicando, chorei, chorei muito, sem ninguém ver, e só conseguia pensar na minha família, queria ligar e contar tudo, mostrar onde estava e dizer que amava muito cada um deles!! Muita felicidade misturada com realização pessoal. Valeu muito a pena e a imagem de lá de cima nunca vai sair da minha cabeça. Depois começamos a descida e descemos o resto do dia, por mais umas 5h. Mas era A descida, muitas pedras escorregadias, lama e plantinhas com espinho e ninguém pra te dar a mãozinha pra descer pedras de meio metro rsrs.

(clique para ampliar e navegar)

Essa caminhada hoje foi pior do q o pico de Salkantay, pq além de carregar todas as nossas coisas nas costas, o sol tava mto forte e eu estava bem podrinha. Chegando, fomos para o Hostel, ainda bem pq não aguentava mais dormir em saco de dormir, cochilei um pouco, lavei o cabelo, finalmente consegui acesso à internet p falar com todo mundo e consegui jantar, dei uma volta na cidade, ta cheio de bar e balada...queria tanto não ter que acordar as 4h amanhã, ainda nem tomei uma cerveja rsrs. Mas vai ser legal, vou conhecer Machu Picchu e dormir numa cama quentinha!

Sem dúvida esta foi a maior aventura da minha vida.

Em 2013 resolvi que queria fazer uma viagem mochilão pra Machu Picchu e, é claro, a famosa trilha inca. Perguntei pra várias pessoas, mas ninguém queria usar suas tão valiosas férias pra fazer exercício, dormir no meio do mato e pior, pagar por isso. Então um amigo que vive em Porto Rico, me disse que estaria de férias na mesma época e que depois eu podia ir lá conhecer.

5o dia
Acordamos 4h da manhã, tomamos um café da manhã horrível no Hostel e começamos a subir a montanha. Os degraus eram enormes, levei mais de 1h, mas é claro que eu não ia pegar o busão ne, último desafio das férias. Cheguei pingando e o sol já estava nascendo. Entramos e não dava p ver nada, tudo nublado e começamos a ouvir a explicação do guia, depois de umas 2h o céu abriu e vi aquela imagem linda que sempre quis conhecer pessoalmente, Machu Picchu e Wayna Picchu, que lindo!! Depois nos despedimos da família de 5 dias e cada um foi fazer seu caminho, fui até o portal do sol que tem a entrada p a trilha inca, foi difícil chegar tbm, quase 1h subindo, vi a ponte inca, meditei um pouco em Wayna Picchu, dei mais uma volta pela cidade perdida e antes de ir embora carimbei meu passaporte!

Começamos a subir e no começo foi tudo bem, durante a subida pesada quebrei, sentia dor de cabeça e falta de ar, mas fui parando um pouco pra respirar, a família andou junta todo o tempo, se ajudando sempre e eles tbm esperavam quem estava pra trás (só pra constar, não fui eu o tempo todo, ok?).

28 de Agosto de 2016

1o dia
Tomei inka cola, mt diferente. Tem gosto de Tuti-fruti.
Na noite passada dormir as 8pm e nada de balada no Hostel. Acordamos 4h da manhã e conhecemos nossos companheiros, ao todo são 17, só eu do Brasil, variam entre latinos, americanos, australianos, polinésios e russos em lua-de-mel (???), todos mt legais, uma nova família para os próximos 5 dias. Andamos 2h de Van até o início da trilha. No começo foi tranquilo, consegui me manter com os médios, nem mt rápido, nem mt lenta. No meio foi mto difícil, muita subida e senti falta de ar, provavelmente por causa da altitude.

3o dia
Acordamos, tomamos café e começou a caminhada de 6h, a maioria descida mas havia grandes subidas tbm, não choveu mas tinha muita lama! Tive que tomar relaxante muscular pq a dor nas pernas estava forte. A paisagem foi incrível! O triste é q depois do almoço tivemos que nos despedir de parte da família que estava fazendo o passeio de 4 dias e não ia pra Santa Teresina. Chegando lá fomos a um lugar com 3 piscinas naturais quentes, cozinhamos e relaxamos por 2h, mas na hora de sair os mosquitos no atacaram, tive febre e muitos outros tbm passaram mal. Jantei, não caiu mt bem e tive mt vontade de tomar coca cola, virei meio litro de uma vez e espero que ajude a diminuir o mal-estar. Agora to me enrolando no casulo pra dormir mesmo com a baladinha rolando lá na fogueira.
Conclusão: nunca tomei tanto remédio num dia só :(

4o dia
Nossa que dia longo! Na noite passada acordei 2x p vomitar e fiquei com diarreia tbm, estou morrendo de vergonha da minha colega de barraca, acho que ela tbm não dormiu por minha causa. Eu sabia q aquela coca cola ia fazer efeito, pelo menos acho que foi bom colocar td p fora. Não consegui tomar café da manhã e pegamos uma Van até a hidrelétrica, caminhamos por 3h seguindo o trilho do trem até a estação que dava na entrada de águas calientes.

Tivemos uma reunião na noite antes do início da trilha com as recomendações e dicas. Perguntei se tinha que alugar uma bota de trilha, me disseram que não, então fui com meu velho tênis de guerra. Aluguei um saco de dormir em Cusco, deixei grande parte da mala com coisas de Porto Rico no cofre do hostel, não fui pra festa naquela noite e às 4h da manhã estava de pé pronta para começar.

Bom...não vou mais escrever minhas lembranças, vou copiar aqui meu diário de Machu Picchu. Levei meu celular carregado, desligado e enrolado em um monte de plástico. Claro que eu sabia que não havia sinal no meio do mato, mas eu queria ter algo para escrever a noite antes de dormir e uma segunda opção de lanterna, caso necessário. Usei uma câmera convencional para as fotos e levei muitas pilhas extras, também enroladas em plástico. Estava com medo da chuva, mas não sabia que ia encontrar algo pior. Às vezes volto a ler este diário e me arrepio como se estivesse lá de novo.

Machu Picchu

Personal & Work Blog

Conclusão: vou voltar outra vez com certeza, tem muita coisa que ainda quero fazer. Não sei se faria uma trilha tão difícil quanto a de Salkantay de novo, talvez a tradicional ou alguma de bike, mas sem dúvida me superei e estou orgulhosa por ter conseguido mesmo doente, nada é impossível! Machu Picchu é realmente um lugar mágico e sua energia vai além das fronteiras do povoado. Mais um sonho realizado!

ANA claudia fattori

DIÁRIO DE MACHU PICCHU

Então comecei a descer td de novo. Cheguei em águas calientes morrendo de sede e calor, dei uma volta rápida e fui pegar meu ticket do trem que saiu as 15h. Achei muito engraçado que a entrada da estação de trem fica dentro de uma feira de artesanato rsrs. Muito lindo o trem, a viagem durou 3h e tivemos lanche, música e umas atrações.

Pôr do Sol na trilha Salkantay

- Tradicional trilha inca: 4 dias, 43km, tem muitos degraus, utilizada pelos mensageiros para chegar até Machu Picchu.

- Salkantay: 5 dias, 60km, tem muita subida e descida e as paisagens mais bonitas, utilizada pelos animais para o transporte de alimentos até Machu Picchu.

Em Cusco havia um taxista esperando 2 caras e eu, fomos para o Loki Hostel e decidi que ia começar a aproveitar, me comprei uma cusqueña de litro e fiquei um pouco na baladinha. Encontrei o Gareth do 1o dia e o pessoal que fez a trilha com a gente, mas a de 4 dias. Estava td mundo jogando beer pong e depois começou e balada de vdd. Não curti mto, o clima do Hostel é pesado e sei lá. O cara de Israel realmente me assustou, mas acho que algumas minas permitem que eles tenham esse tipo de atitude...muitos comentários e "achismos", mas enfim...alguns vão p uma balada de salsa lá perto da praça. Me chamaram mas fiquei com medo, mto sinistro por lá esse horário.

Perdi 1 tênis, acabei deixando-o no Hostel mesmo pq estava rasgado, sujo e derretendo por causa da neve rs.
Amanhã vou dormir até umas 8h e dar uma última volta em Cusco.

Paramos 3 vezes, sendo 1 delas p o almoço, mto bom, e tive o privilégio de pedir comida vegetariana! Chegamos as 5 da tarde no 1o acampamento, será a noite mais fria, pois estamos a 8.880m de altitude. Choveu o dia todo e as vezes a neblina deu uma trégua pra ver a paisagem maravilhosa!! Acabamos de ter um briefing sobre amanhã e estou realmente preocupada, pois será a caminhada mais puxada, somente subida, chegando ao ponto mais alto de toda a trilha e passando por penhascos junto com os cavalos. Amanhã até a hora do almoço teremos completado o percurso da maratona (42km). E se hoje eu achei que ia morrer, imagina amanhã rsrs. Vamos jantar, dormir, vou dividir q barraca com uma moça dos EUA q tbm veio sozinha, Daniela. Estou com medo de amanhã, mas estou ansiosa pela promessa de ver neve pela 1a vez! Mesmo que eu não consiga tocar, já estou feliz. Não estou com dor física, somente coisa de altitude mesmo, mas me sinto mt feliz e realizada de ter chegado aqui...eh mt pesado mas vale a pena :)

2o dia
Dormir no saco de dormir é uma ótima experiência. Principalmente quando não se consegue dormir de barriga pra cima rsrs. O segredo é: coloque todas as roupas que vc tem na sua mala, incluindo touca e luvas, sinta-se como uma minhoca enrolada e não se mova! A noite toda tirei uns cochilos ouvindo o barulho da chuva, quando acordamos a primeira coisa que ouço foi: "Brazil, it's snowing!". Era uma moça gringa avisando que estava nevando pq ela sabia que eu nunca tinha visto neve! Levaram chá quente na nossa barraca (5 estrelas rsrs) e quando sai vi aquele monte de pontinho branco caindo e o chão todo coberto. Era uma mistura de sentimentos, feliz por ver a neve e senti-la pela 1a vez e preocupada por não saber oq viria pela frente! Era lindo ver a forma que ela pousava no meu cabelo e derretia na minha mão, fizemos guerra de bola de neve e não consegui fazer o anjinho pq tinha mt lama.

Férias perfeitas, pensei! Vou conhecer dois lugares de uma só vez. Pesquisei tudo, comprei somente as passagens e usei um monte de pontos que eu tinha para reservar os hotéis em Porto Rico.

Embarquei no dia das crianças, sozinha, com uma mochila mega pesada e com um frio na barriga que chegava até nas costas.

Para chegar em Machu Picchu você tem que ir até Lima e pegar um avião teco-teco até Cusco, balança muito e dá medo, mas vale a pena porque é seu primeiro contato com a Inca Kola, tem cor suspeita, mas é bom.

Passei um dia e meio em Cusco, minha experiência lá está aqui. E um dia em Lima, onde acabei voltando depois a trabalho, minha experiência lá está aqui.

Depois de feita a reserva da trilha, é só rezar, ter muita disposição física, seguir as dicas do guia e acompanhar o grupo.

O problema foi que a famosa trilha inca já estava reservada até os próximos 3 meses e eles conseguiam uma vaga pra mim dentro de uma semana, mas eu já não estaria mais no Perú, então eu tive que fazer a trilha de Salkantay. As duas chegam em Machu Picchu, mas as principais diferenças entre elas são: